PORTIFÓLIO

Apresentamos aqui alguns de nossos principais projetos:

Estudo Diagnóstico do Meio Socioeconômico: Diagnóstico Arqueológico Interventivo, Diagnóstico dos Bens de Natureza Material e Diagnóstico dos Bens de Natureza Imaterial - Complexo de Mineração de Tapira (CMT), Depósito E6. Empreendedor:  Vale Fertilizantes. Tapira, MG.

 

Estudo amplo, englobando tanto os aspectos ligados ao patrimônio arqueológico, como os ligados aos bens materiais tombados, valorados e registrados, e também um abrangente registro dos bens imateriais – festas, crenças, fazeres e tradições - relacionados à comunidade do município de Tapira, MG. 

Exposição de Arqueologia Permanente Museu Histórico Simonense Alaur Da Matta: “A Arqueologia no Cenário Simonense: do passado ao presente”. Ação integrante do Programa de Gestão do Patrimônio Histórico Arqueológico - Sistema Logístico de Etanol, Trecho I Ribeirão Preto – Paulínia (OSBRA). São Simão, SP.

 

Programa que promoveu o reestabelecimento do comodato entre a FUNCUS (Fundação Cultural Simonense) e a Prefeitura de São Simão, e a reforma estrutural e reformulação da exposição da sala destinada aos artefatos arqueológicos. Foram também realizadas, no âmbito desse programa, palestras para a comunidade simonense; reorganização do acervo arqueológico do museu; criação de acervo técnico; análise do material arqueológico cerâmico e lítico; confecção de material didático para a visitação de escolas; e parcerias comerciais de instituições não governamentais com a FUNCUS após a iniciativa da reforma da sala de arqueologia. A partir dessas ações, foram reestabelecidas as visitações ao museu (antes fechado por falta de verbas), reinaugurando a sala de artefatos arqueológicos, com uma exposição pensada para ser informativa e atrativa para os mais diversos tipos de público. 

Estudo de Diagnóstico Arqueológico Interventivo - Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Anhanguera. São Paulo, SP. Empreendedor: Logística Ambiental de São Paulo Ltda (LOGA).

 

Estudo de contextualização arqueológica e histórica; levantamento arqueológico interventivo de campo; caracterização e análise dos bens tombados edificados e de importância histórica na região; além de análise específica dos bens ferroviários, relativo ao entorno do empreendimento. Tais pesquisas configuram-se como um exemplo de ações interventivas arqueológicas em áreas altamente urbanizadas.

Programa de Prospecção Arqueológica Intensiva Interventiva do Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados – SEDA. Poliduto Uberaba-REPLAN-Taubaté. Trecho Ribeirão Preto – Paulínia (OSBRA) (SP) e Trecho Ribeirão Preto/SP – Uberaba/MG.

 

Estudos de contextualização arqueológica e histórica; levantamento arqueológico interventivo de campo; e caracterização e análise dos bens tombados edificados e de importância histórica na região como um todo. Em conjunto, as análises em campo foram responsáveis pela identificação de inúmeras fazendas ligadas ao ciclo do café paulista. Importante referência de estudos de arqueologia histórica no Nordeste Paulista.

Exposição Temporária: “Vestígios e Tradições – Mostra Arqueológica e Histórica de Ilhabela”.

 

Exposição criada para a Prefeitura de Ilhabela, S.P., montada junto ao Museu Náutico de Ilhabela, localizado no Parque da Usina. A curadoria procurou valorizar aspectos ligados à arqueologia local, ao contexto colonial e histórico da ilha, às populações indígenas, e à comunidade caiçara. 
 

Consultoria para Identificação de Bens Históricos da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Campos do Jordão, S.P.

 

Estudo de amplo escopo, que envolveu levantamento histórico e arqueológico, de campo e gabinete, de toda a extensão da linha da EFCJ, além de identificação de bens de valor histórico de domínio da empresa; organização e análise de acervos documentais; organização e análise de acervo material histórico; classificação dos bens e orientação sobre condições de armazenagem, acondicionamento e higienização destes; relocação do acervo; confecção de fichas catalográficas; e entrevistas com funcionários e ex-funcionários aposentados. Configura-se como uma importante referência para os estudos em arqueologia histórica na região da Serra da Mantiqueira, bem como para estudos em arqueologia industrial, com ênfase para a questão ferroviária.

Consultoria para ações futuras de curadoria, conservação, transporte, análise e musealização do patrimônio arqueológico, referente aos trabalhos de salvamento arqueológico ligados ao Gasoduto Bolívia - Mato Grosso.

 

Foi realizada a verificação, por uma equipe de profissionais multidisciplinar, das atuais condições da coleção, incluindo quantidade, volume e estado de conservação, no intuito de futuramente a mesma ser transportada para uma nova instituição de guarda.

Estudo de Diagnóstico Arqueológico Interventivo - Loteamento Misto Jardins de Samantha IV. Araras, SP.  Empreendedor:  JCR Construção Civil LTDA.

 

Estudo de contextualização arqueológica e histórica; levantamento arqueológico interventivo de campo; e caracterização e análise dos bens tombados edificados e de importância histórica na região como um todo. 

Estudo de Diagnóstico Arqueológico Interventivo - Ampliação da Pedreira Juruaçu. São Paulo/ SP. Empreendedor: Embu S.A. Engenharia e Comércio.

 

Estudo de contextualização arqueológica e histórica; levantamento arqueológico interventivo de campo; e caracterização e análise dos bens tombados edificados e de importância histórica na região.

Resgate do Patrimônio Arqueológico Cultural Material - Programa de Gestão do Patrimônio Histórico Arqueológico - Sistema Logístico de Etanol, Trecho I Ribeirão Preto – Paulínia (OSBRA) (SP).

 

Programa de amplo escopo, envolvendo análises topográficas, arquitetônicas, arqueológicas, levantamento histórico de inúmeras fazendas ligadas ao ciclo do café paulista, e levantamento intensivo de bens ferroviários. Importante referência de estudos de arqueologia histórica no Nordeste Paulista. 

Estudo de Diagnóstico Arqueológico - Operação Urbana Consorciada Mooca-Vila Carioca. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Consórcio CMVC. São Paulo/ SP.

 

Estudo minucioso e abrangente de contextualização arqueológica e histórica; levantamento arqueológico de campo; caracterização e análise dos bens tombados edificados e de importância histórica; além de um estudo específico e aprimorado dos bens ferroviários, relativo aos bairros paulistanos de Cambuci, Mooca, Parque da Mooca, Ipiranga, Vila Carioca, Vila Prudente, e da região central de São Paulo. O estudo configura-se como uma importante referência na análise de bens tombados, na identificação de bens de valor histórico e cultural, e na análise da arquitetura e configuração urbana de toda essa região.

Estudo de Diagnóstico Arqueológico Interventivo - Potássio Amazonas – Alvo Autazes. Autazes/AM.  Empreendedor: Potássio do Brasil Ltda.

 

Estudo minucioso e abrangente de contextualização arqueológica e histórica, e levantamento interventivo de campo. Configura-se como uma relevante referência para a região arqueológica de Autazes, onde localiza-se o importante e imponente Sítio Urucurituba.

Monitoramento Arqueológico - Programa de Gestão do Patrimônio Histórico Arqueológico, SEDA, Trecho I Ribeirão Preto – Paulínia (OSBRA) (SP).

 

Ações de monitoramento arqueológico são importantes ferramentas para garantir a prevenção de possíveis impactos a bens arqueológicos em subsolo.

Estudo de Diagnóstico Arqueológico Interventivo - Ampliação do Aterro Sanitário do Município de São Pedro/ SP. Empreendedor: Construrban Logista Ambiental Ltda.

 

Estudo de contextualização arqueológica e histórica; levantamento arqueológico interventivo de campo; e caracterização e análise dos bens tombados edificados e de importância histórica na região como um todo.